Programação de games

Variáveis

17/11/2017 16:31:39
Roberto França Duarte

Esse é o segundo post do Manual Unity, uma tentativa de criar um bom material para quem esta começando a estudar desenvolvimento de jogos digitais.

Colabore com essa ideia e me apoie!

Nesse post vou falar sobre variáveis na criação de jogos na unity.

Toda variável é uma alocação de uma quantidade de memória, é nesse espaço de memória que está armazenado o conteúdo da variável, internamente uma variável possui um ponteiro, o ponteiro para o sistema operacional é um endereçamento físico de memória, serve para localizar onde está armazenado tal dado.

A declaração de variável em C#

Tipo nomeDaVariavel;

int meuInteiro;

Deve-se sempre inicializar uma variável:

int meuInteiro = 0;

Tenha um padrão em criar nomes de variáveis

Para uma melhor leitura do código, temos uma forma de escrever os nomes de variáveis que facilita a leitura do código.

Alguns estilos de nomenclaturas foram utilizados neste documento baseando-se nos Capitalization Styles da Microsoft.

Pascal Case

Primeira letra do identificador e primeira letra de cada palavra concatenada em maiúsculo.

Exemplo: BackColor

Camel Case

Primeira letra em minúsculo e cada palavra concatenada em maiúsculo.

Exemplo: backColor

Eu uso Camel Case para variáveis globais, Pascal Case para criar métodos e deixo todas maiúsculas em caso de variáveis locais ou constants.

Variáveis globais e locais?

Variáveis globais: são criadas no inicio do script ou fora de métodos, são variáveis visíveis em todo o script.
Variáveis locais: são criadas dentro de métodos e só são visíveis dentro do método.

Regras gerais

1# Não use acentos.
2# Não use espaços.
3# Use nomes claros e que represente o que essa variáveis é.

Os tipos de variáveis

Quando trabalhamos com unity, podemos criar variáveis de todos os tipos que a unity oferece, por exemplo UI, NaveMesh etc.

E temos os tipos básicos:

string nomePlayer; // guarda textos.
float speed; // guarda números do tipo = 0.888f
int points; // guarda números inteiros.
bool dead; // guarda false ou true;
Perceba que não coloco uma visibilidade para minhas variáveis. Por exemplo:
public string nomePlayer; // guarda textos.
Ou:
private string nomePlayer; // guarda textos.
Isso quero deixar para um outro post.

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