Programação de games

Modelando o player principal : Formiquetto Diário de desenvolvimento

16/11/2017 06:33:42
Roberto França Duarte

Como vai caras?

Dou inicio hoje 16/11/2017, o desenvolvimento do meu primeiro game grande: O Formiquetto.

Um game que vou tirar um ano de minha vida para desenvolver todo sozinho, tirando a parte de audio e narrativas. E aproveitando, vou criar uma especie de diário [que delicado flufluz hehe], um diário de desenvolvimento, onde vou documentar minha vida nesse período de tempo! Sim, tudo que acontecer comigo nesse tempo, vou postar aqui.

Acho que dessa forma, talvez possa servir de espiração para alguém que sonha viver de criar jogos, entender as pedras no caminho de um desenvolvedor indie Brazuka. Vou postar meus acertos, erros, medos e expectativas. E claro, se eu lançar esse game, você também consegue.

Desde já, peço desculpas pros erros de escritas que certamente vou cometer.

Bom, meu objetivo do dia é melhorar o aspecto do personagem principal. Já a algum tempo o acho muito adulto para a linha que vou fazer o jogo.

Na verdade a um tempinho atras, já tinha modelado esse personagem! Mas não gostei do resultado, então decidi parar, estudar mais sobre modelagem no blender; para só assim fazer da melhor forma possível.

Veja o corpo:

Veja como ficou, minha tentativa falha de modelagem:

Nesse modelo, não gostei das proporções nem da texturas.

Para resolver a proporção, estudei muito anatomia,

Já para resolver as texturas, fiz alguns estudo de cores, veja:

Mais ai, um defeito nesse personagem! Ele é muito adulto, isso quebra muito do carisma que devo imprimir no projeto.

Perceba que em desenhos da Disney e outros Studios, as formas dos personagens são mais joviais, veja:


Gosto demais das linhas e cores do Zé Carioca, então vou traze-las para meu game.

Então bora rascunhar!

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